Estatutos

Estatutos do VW Ar Clube de Portugal (Versão atualizada 05.03.15)
 
Artigo 1

O VW Ar Clube de Portugal é uma associação cultural, recreativa e desportiva, que agrega proprietários e simpatizantes dos veículos marca VOLKSWAGEN refrigerados a ar, ou quaisquer outros da mesma marca, indicados pelos associados por deliberação em Assembleia Geral.

 

  Artigo 2

A associação tem a sua sede social na Avenida da Povoença, nº 191, da Freguesia da Areosa, do Concelho de Viana do Castelo, podendo ser alterada para outro lugar do Concelho de Viana do Castelo.

 

Artigo 3

São objectivos do clube: Prestar assistência na manutenção, exibição e restauro de todos os veículos Volkswagen refrigerados a ar, ou quaisquer outros da mesma marca, pertencentes aos seus associados; organizar e fomentar a convivência e a troca de informações entre os associados e realizar excursões, provas desportivas, exposições e outras actividades semelhantes.
Parágrafo 1º - O clube não visa fins comerciais, mantendo total independência em relação às representações comerciais da marca fabricante dos veículos indicados no artigo primeiro.
Parágrafo 2º - Não exclui porém, a possibilidade de admitir donativos, subsídios ou outras facilidades materiais de qualquer organismo oficial ou privado.

 

Artigo 4

O Clube é composto por um número ilimitado de sócios, sendo o seu âmbito nacional.

 

Artigo 5

O Clube adopta como símbolo e distintivo, duas linhas ovais fechadas, com as seguintes indicações: VW AR CLUBE DE PORTUGAL, encontrando-se ao centro três modelos, um Karmann Ghia, um tipo um e um tipo dois, os quais sobre o símbolo da marca Volkswagen, podendo também ser usado, em alternativa, unicamente, a designação VW AR CLUBE DE PORTUGAL, mantendo o mesmo tipo de letra do símbolo.

 

 Artigo 6

Podem ser sócios do Clube todas as pessoas portuguesas ou estrangeiras, que se encontrem nas condições do artigo primeiro, sendo a sua designação e qualidade as seguintes:

1.    Sócio Efectivo - As pessoas singulares proprietárias, no mínimo, de um veículo da Marca (Volkswagen refrigerado a ar), à data da admissão e participem nas actividades do Clube.

2.    Sócio Honorário - As pessoas singulares ou colectivas, que de algum modo se tenham evidenciado no seio da Marca (do movimento), ou que tenham dado apoio aos objectivos do Clube ou que a ele tenham prestado serviços relevantes.

3.    Sócio Simpatizante - As pessoas que não possuam veículo da Marca (Volkswagen refrigerado a ar), mas que sejam entusiastas da mesma.


Parágrafo 1º - A proposta de adesão de um novo sócio é feita por um formulário próprio, e aprovada por maioria absoluta de votos da Direcção, excepto a atribuição da designação e qualidade de Sócio Honorário que será feita através da proposta da Direcção, com a aprovação da Assembleia Geral.

Parágrafo 2º - Os sócios obrigam-se ao pagamento de uma jóia de inscrição e de uma quota anual, sendo que o Sócio Simpatizante paga cinquenta por cento da quota determinada para o Sócio Efectivo e o Sócio Honorário está isento do pagamento de quota. É automaticamente excluído do Clube o sócio que não pagar a sua quota durante um ano, com data limite de pagamento até 31 de Maio de cada ano.

 

 Artigo 7

São corpos gerentes do clube: a Assembleia Geral, a Direcção e o Conselho Fiscal.

 

Artigo 8

Os corpos gerentes são eleitos por três anos, sendo permitida a sua reeleição.

 

Artigo 9

À Assembleia-geral, constituída unicamente pelos sócios do Clube em pleno uso dos seus direitos, compete deliberar sobre todas as matérias não compreendidas nas atribuições dos outros órgãos do Clube, e, em especial:
Fixar os montantes da jóia de inscrição e quota anual; aprovar o regulamento interno e as alterações; eleger e destituir, por votação secreta, os membros da Direcção e do Conselho Fiscal, deliberar sobre qualquer matéria da competência da Direcção que esta entenda submeter à sua aprovação. Os Sócios Honorários e pessoas colectivas poderão participar nas Assembleias-gerais, sem direito a voto.

 

Artigo 10

A Direcção é composta por sete sócios, os quais distribuirão entre si os cargos de Presidente, Secretário, Tesoureiro e dois Vice-Presidentes e dois vogais.
Parágrafo único - À Direcção compete dirigir e administrar o clube, representá-lo em juízo e fora dele e em especial, elaborar o Regulamento Interno e aprovar as propostas de adesão de novos sócios, sendo necessária a assinatura de pelo menos dois elementos da Direcção, incluindo obrigatoriamente a do tesoureiro ou o a do presidente da direcção para obrigar e representar a mesma.

 

Artigo 11

O Conselho Fiscal é eleito em Assembleia Geral, permanecendo os seus membros em funções até à realização de nova Assembleia Geral.
Parágrafo 1º - O Conselho Fiscal é constituído por três sócios, um Presidente, um Secretário e um Relator.
Parágrafo 2º - O Conselho Fiscal deve reunir, pelo menos, uma vez por ano.
Parágrafo 3º - As deliberações do Conselho Fiscal são tomadas por maioria absoluta de votos dos titulares presentes e tendo o Presidente, além do seu voto, direito a voto de desempate.

 

Artigo 12

Constituem receitas do clube o produto das jóias de inscrição e das quotas de sócio, os donativos, subsídios ou outras facilidades materiais por parte de qualquer organismo oficial ou privado, bem como quaisquer outros benefícios que licitamente possam ser obtidos.

 

Artigo 13

No que estes estatutos sejam omissos, rege o Regulamento Interno, e a legislação em vigor.
Deliberações mais Importantes das últimas Assembleias Gerais
1 - A admissão de veículos foi regulamentada em Assembleia Geral Extraordinária do 01/12/1996, tendo sido deliberado que não seriam aceites no clube, a partir dessa data: (i) os veículos transformados em descapotáveis, ou aqueles cujas transformações de que foram alvo, impossibilitem um futuro restauro; (ii) todos os buggies construídos após 1990, inclusive; (iii) todas as réplicas de modelos Volkswagen ou de outras marcas.

2 - Todos os carros admitidos no Clube, serão sujeitos a uma vistoria por parte do Departamento Técnico, que garantirá que estes possuam como condições mínimas: cor de época, interiores conforme o padrão original e aspecto exterior em conformidade com o modelo.

3 - As vistorias serão marcadas no acto da admissão do novo associado, e serão efectuadas em Ourém (Janeiro e Julho) e Porto (Abril e Outubro).

4 - Os sócios em situação de incumprimento do pagamento das suas quotas, serão automaticamente excluídos. Caso usufruam do seguro Especial VW, este será imediatamente anulado.

5 – Para efeitos administrativos, será considerada a data limite para o pagamento das quotas anuais, o dia 31 de Maio de cada ano.

VW Ar Clube de Portugal

O VW Ar Clube de Portugal tem como objectivo a divulgação e aconselhamento no restauro de todos os veiculos da marca Volkswagen com motor refrigerado a ar bem como a organização de eventos destinados a fomentar o convivio e troca de informações.

Telefone: (+351) 258 828 063
E-Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
WebSite: www.vwarcp.com

VW Ar Clube de Portugal
Avenida da Povoença, 191 - Areosa
4900-398 Viana do Castelo

Ao utilizar o nosso site concorda que podemos colocar cookies no seu dispositivo.
Politica de Privacidade Aceitar Recusar