Notícias

O QUE É O ANDAR?
Além das restantes iniciativas promovidas pelo nosso clube, este ano será disponibilizada mais uma iniciativa aos nossos sócios.

A vontade de “Andar” de carro, a satisfação de ter um veículo refrigerado “A Ar” e a paixão por conduzir nalgumas das melhores e mais bonitas estradas de Portugal aglutinam-se numa única palavra - AndAr.

Este tipo de atividade privilegia o movimento constante dos nossos veículos, com alguns momentos de pausa, para permitir que condutores e passageiros possam desfrutar da paisagem em redor.

Todos os AndAr contarão com uma forte componente de condução. Dependendo do traçado, as distâncias a percorrer serão entre 150 a 250 km por dia, em formato de caravana, preferencialmente por estradas nacionais.

 

QUANDO É QUE ACONTECE?
Será uma iniciativa com várias edições ao longo do ano.

Os passeios terão lugar preferencialmente durante os fins de semana. Dependendo da localização inicial e final dos troços, poderemos ter passeios com a duração de um, dois ou eventualmente três dias.

Nos AndAr que tenham uma duração superior a um dia, cada condutor pode escolher quais as etapas que deseja percorrer, não sendo obrigado a fazer todas.

O I AndAr acontecerá já nos próximos dias 2 e 3 de Março.

 

O QUE SE ESPERA DA ORGANIZAÇÃO?
A gestão dos eventos será o mais simplificada possível, conta com a participação e ajuda de todos os intervenientes para a sugestão de estradas a percorrer, dicas sobre locais de interesse e possíveis locais onde pernoitar.

A organização ficará responsável por divulgar através dos vários canais disponíveis (página do VWArCP, página do Facebook, ou por e-mail) qual o próximo AndAr e o itinerário para cada etapa indicando os pontos de início e de fim.

Cada AndAr será marcado o mais atempadamente possível (divulgados com 7 a 15 dias de antecedência), mas estarão sempre sujeitos a boas condições climatéricas.

 

E A LOGÍSTICA?
Nos AndAr os troços iniciam-se de manhã e terminam ao final da tarde, estando sempre prevista uma paragem para almoço. Para que possamos desfrutar de um almoço convívio, esta paragem terá uma duração aproximada de 1h30m, onde cada interveniente é responsável por providenciar a sua alimentação em formato merenda. Devem privilegiar refeições mais ligeiras, para não haverem indisposições ao volante.

Caso os participantes pretendam recorrer a um serviço de restauração, junto ao sítio de paragem para o almoço, são livres de o fazer desde que estejam a postos na hora e local de arranque para o troço seguinte.

Relativamente ao jantar, caso se aplique, procurar-se-á encontrar um local de restauração para efetuar esta refeição coletivamente.
Nos AndAr que tenham uma duração superior a um dia, cada condutor é responsável por providenciar o seu alojamento.

 

QUAIS AS ESTRADAS A PERCORRER?
Iremos percorrer algumas das estradas míticas do nosso país, numa primeira fase mais a norte como a EN13, EN14, EN15, EN101, EN108, EN115, EN118, EN222. Tencionamos fazer a EN2 de forma faseada. Aos poucos, tentaremos algumas incursões pelo centro como a EN17 com passagem pela Serra da Estrela, a EN3 mais ao centro e no sul do país a EN124 e EN125.

 

QUAIS AS CONTRA-INDICAÇÕES?
O AndAr não é aconselhado a participantes que sejam alérgicos a boa disposição, ao som característico dos nossos veículos e ao cheiro de gasolina queimada.

 

QUAIS OS CUSTOS?
As despesas de participação no AndAr são da inteira responsabilidade de cada participante. Não existe taxa de inscrição e para fazer parte de um AndAr, basta comparecer num dos pontos de partida, com boa disposição, um veículo preparado para devorar quilómetros e um tanque atestado de combustível.

Apesar de não haver inscrição, recomendamos que caso deseje receber mais informações sobre o evento, deve contactar o clube através dos contactos habituais, preferencialmente por e-mail.

 

QUAIS AS VANTAGENS?
Para os condutores e passageiros, momentos inesquecíveis ao volante, confraternização e vivência de histórias passadas, presentes e futuras.

Cada condutor é sempre livre de escolher quais os troços que pretende efetuar, pelo que apenas será necessário comparecer no início do troço à hora marcada. Da mesma forma, caso o condutor tenha necessidade de abondar o passeio mais cedo, também o poderá fazer.

Cada troço é uma fórmula potente para a revitalização do seu VW a Ar. Existem estudos que comprovam que no final de cada troço garantidamente o seu VW estará a “andar mais”.

 

A QUEM SE DESTINA?
Cada AndAr é livre e especialmente destinado aos sócios do VWArCP, e no geral a todos os que que desejem ir acumulando na memória as várias capicuas que vão surgindo nos odómetros dos seus refrigerados a Ar ao longo das etapas percorridas.

Apesar de organizado pelo VWArCP, qualquer outro condutor que tenha um veículo refrigerado a Ar, de preferência VW, será sempre acolhido e bem-vindo.

VW Ar Clube de Portugal

O VW Ar Clube de Portugal tem como objectivo a divulgação e aconselhamento no restauro de todos os veiculos da marca Volkswagen com motor refrigerado a ar bem como a organização de eventos destinados a fomentar o convivio e troca de informações.

Telefone: (+351) 258 828 063
E-Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
WebSite: www.vwarcp.com

VW Ar Clube de Portugal
Avenida da Povoença, 191 - Areosa
4900-398 Viana do Castelo

Ao utilizar o nosso site concorda que podemos colocar cookies no seu dispositivo.
Politica de Privacidade Aceitar Recusar